Hoje é dia 21 de de 2014
Banner
Faça sua busca:
Origem do Nome AC/DC
Quarta, 24 Fevereiro 2010 14:39 PDF Print Email

Uma das bandas mais gloriosas do cenário metálico é, sem sombra de dúvidas, AC/DC.  A banda australiana, além de ser uma das pioneiras nos estilos hard e heavy, é também um dos nomes mais respeitados e influentes da música mundial.

O grupo foi formado em dezembro de 1973 sob inspiração de várias bandas, como The Yardbirds, The Who, The Rolling Stones, Led Zeppelin e The Kinks. Ao longo dos anos, lançou verdadeiras pérolas no mundo do rock. Seus álbuns atingiram números de vendas colossais, estimados em 160 milhões de cópias em todo o mundo.

O nome AC/DC, em inglês, é pronunciado letra a letra – ei ci di ci, embora a banda seja conhecida por seus fãs australianos como Acca Dacca. Porém, o significado para o nome da banda é bastante questionado e não faltam especulações a esse respeito.

Algumas pessoas, com certo fanatismo religioso, simplesmente tacham ligação do grupo ao satanismo, devido a atitude dos músicos e ao conservadorismo que a religião impõe a ferrenhos opositores ao rock pesado. Postulam que o significado da sigla advém de Anti Christ/Devil's Children ou Anti-Cristo/Filhos do Demônio, ou ainda Antes de Cristo, Demônios Comandavam e até Anti-Cristo Dominando o Céu. A banda, porém, nega veementemente essa origem do nome.

De outro lado, bem sarcásticos e usando linguagem adolescente, alguns garotos brincam com a sigla: “AC/DC”; Assisto Chaves, Depois Chapolin; Amigos Cordiais Dos Canibais; Atendo o Celular, Dane-se a Conta...” Claro, nestes casos, as denominações são simplesmente sátiras.
Já na versão da banda, o nome foi sugestão feita pela caçula dos irmãos Young, Margaret, que leu a expressão num aspirador de pó. E como tinha algo a ver com eletricidade, acabaram concordando em batizá-la com esse título.

Mas, naquela ocasião, os jovens rapazes não sabiam que a expressão também servia para designar bissexuais. Coincidentemente, logo no início da carreira, abriram um show para Lou Reed, assumidamente bi. Com isso, vários clubes gays tentaram em vão contratar a banda, achando que se tratasse de um grupo de entendidos.
Os membros do AC/DC dizem que não sabiam da conotação bissexual que o termo carrega, pois, para eles, o termo estava relacionado à eletricidade, ou melhor, a um aparelho elétrico que poderia ser ligado em duas formas diferentes de corrente. A rigor, é comumente dito que o nome significaria Alternating Current/Direct Current (ou, traduzindo para o português, corrente alternada/corrente contínua).


Autor: JNB   
 
 Copyright © 2009 Jornal Nosso Bairro Todos os direitos reservados.